Círculo preto com um quadrado branco centralizado

Manifesto para a pesquisa de experiência no Brasil

Acreditamos que a pesquisa de experiência torna produtos e serviços mais reais às necessidades dos seres humanos, sendo a base mais consistente para a inovação consciente.

 

Pesquisa é comunicação em sua mais pura fórmula, com o objetivo de gerar valor para pessoas, conhecendo e conectando histórias, jornadas, perfis e desejos.

 

Queremos abrir o diálogo com pesquisadores, iniciantes e experientes, e com todos os profissionais que buscam se aprofundar na pesquisa com usuários no contexto de desenvolvimento de produtos e serviços no Brasil.

 

Chegamos até aqui por caminhos diferentes e o que nos une é a motivação de traduzir realidades, colocando sobre a mesa elementos tangíveis e intangíveis.

 

Falam que somos muito metódicos, organizados, inconformados e questionadores. São elogios para nosso trabalho e para nossa função social.

 

Não queremos ter que provar constantemente o valor da pesquisa e trabalharemos para que esse seja um estágio obsoleto da nossa história.

 

Uma vez que imprimimos qualidade, estamos comprometidos com o sequenciamento dos descobrimentos e a escala dos resultados gerados.

 

A pesquisa nunca para e só é eficaz quando é o pontapé para criações e melhorias. E elas devem acontecer.

 

Pesquisa não é só resolver problemas, mas também criar oportunidades para negócios mais sustentáveis e rentáveis.

 

Estamos abertos e somos proativos para construir pontes com outras áreas de conhecimento e de atuação. É da colaboração que nasce uma solução mais eficaz.

 

Escutamos as dores, as vontades de diversos públicos e temos a missão de transformá-las em encaminhamentos claros para a tomada de decisões. 

 

Estamos comprometidos com a segurança de dados, com o compartilhamento consentido de informações com nossos públicos e armazenamento dentro das leis e regras.

 

Estamos abertos a nos questionar e adaptar práticas, valorizando a base metodológica e teórica da pesquisa, criando e mantendo relacionamentos éticos com nossos colegas, objetos de estudo; com as pessoas e instituições.

 

Respeitamos a história de profissionais que abriram o caminho para que pudéssemos potencializar a pesquisa de experiência.

 

Somos pesquisadores de experiência e, juntos, conseguimos transformar contextos sócio-econômicos. Somos observadores brasileiros em busca de vivências catalisadoras da evolução.

 

Queremos posicionar a pesquisa de experiência como parte fundamental dentro das organizações.

 

Brasil, 15 de outubro de 2020.

© Observe 2020 todos os direitos reservados