Quer saber quem vai estar na observe 2020 com a gente? Confere aqui!
Nos últimos meses, trabalhamos para trazer os melhores conteúdos brasileiros sobre UX Research para a observe 2020. Aqui você vai encontrar as palestras e workshops que vão ter em cada semana do evento.
Trilhas de conteúdo
Trilha 1
UX Research como é hoje:
um olhar no presente
Nessa trilha, vamos compartilhar como estamos fazendo pesquisa de experiência no Brasil, com seus desafios e estratégias.
6 a 8 de outubro de 2020
Trilha 2
UX Research que estamos construindo:
um convite ao futuro
Nessa trilha, vamos compartilhar o que queremos ser e fazer enquanto pesquisadores de experiência no Brasil.
13 a 15 de outubro de 2020
Cases
Nossa seleção de trabalhos
cases selecionados
Confira os cases selecionados para a programação oficial da observe 2020!
6 a 8 e de 13 a 15 de outubro de 2020
UX Research como é hoje:
um olhar no presente
6 a 8 de outubro de 2020

Mayra Fonseca

Huxley Dias

Paula Macedo

Amyris Fernandez

Isa Barbosa

Stefan Martins

Elizete Ignácio

Alda Rocha
UX Research que estamos construindo:
um convite ao futuro
13 a 15 de outubro de 2020

Isa Meirelles

Lydia Caldana

Carol Tod

Aline Santos

Thaly Sanches

Samille Sousa

Filipe Nzongo

Karina Canêdo
Cases selecionados da
comunidade
6 a 8 e 13 a 15 de outubro de 2020
“O nosso case é sobre o processo de recrutamento que passa por todas as etapas, desde o planejamento até a execução. Este processo de recrutamento realizado faz parte de um projeto ainda maior de pesquisa qualitativa envolvendo uma base específica de usuários. Foi necessário realizar um recorte minucioso com diversos grupos de clientes considerando as diferentes regiões do Brasil, faixas etárias e, principalmente, as classes sociais. Um dos nossos principais desafios, foi conseguir ter a certeza de que a classe social registrada na base de dados, era realmente a classe social ao qual o usuário pertencia de fato. Além, da dificuldade de recrutar e falar com as classes mais baixas (D e E), pois tivemos que ressignificar durante o recrutamento o que de fato era uma classe social, visto que, não podíamos considerar apenas a faixa salarial cadastrada, mas todo um contexto geográfico e socioeconômico.”
Pessoas autoras: Camila Barcelar e Thaís Helena
“Em Manaus-AM, existe o Bosque da Ciência, uma área de aproximadamente 13 hectares que tem o objetivo de preservar a biodiversidade local e promover o desenvolvimento do programa de difusão científica e educação ambiental do INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Fizemos um aplicativo que utiliza a realidade aumentada para fornecer uma experiência mais imersiva aos visitantes do local.”
Pessoa autora: Guto Kawakami
“Fizemos a consultoria para adequação dos processos de pesquisa utilizados como modelos para publicação em livro da área.”
Pessoa autora: Felipe Santos
“Este projeto foi idealizado pela startup Mete a Colher, que visa desenvolver soluções tecnológicas para combater a violência contra as mulheres e melhorar sua qualidade de vida. O objetivo do projeto foi validar a hipótese do desenvolvimento de um produto digital que ajudasse funcionárias de empresas a romperem o ciclo de violência. A partir da utilização de métodos de pesquisa, testes e métricas de usabilidade, foi possível validar a nossa hipótese inicial, além de confirmar como oportunidade de negócio a atuação da startup no meio corporativo. Com isso, desenvolvemos a Tina, um canal de atendimento web com o propósito de atender, orientar e acompanhar funcionárias de empresas que sofrem quaisquer tipos de violência: doméstica, sexual e moral no ambiente de trabalho.”
Pessoa autora: Jade Jofilsan
“A combinação de métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos para identificar padrões de comportamento de assistentes de Juízes de 1º grau, que atualmente usam um sistema legado. A observação de uso no contexto real de trabalho dos assistentes e a extração e análise manuais de massas de dados, sem o apoio de ferramentas de analytics, trouxeram informações sobre o comportamento dos usuários para apoiar decisões de design do novo produto.”
Pessoas autoras: Rafael Moraes e Andrea Ferrari
“Com o início da pandemia, comecei a utilizar o WhatsApp para fazer o recrutamento e entrevista para as pesquisas de experiência. Devido ao volume de entrevistados comecei a ter muita dificuldade em organizar, classificar, analisar e mensurar as informações das entrevistas, chegando ao ponto de parar de entrevistar, pois estava em um momento crítico e precisava urgentemente ir para um repositório. Então acabei criando um sistema próprio para arquivar as entrevistas. Assim, apresento a jornada de construção do meu repositório de pesquisa, desenvolvido para solucionar o gerenciamento das entrevistas dos usuários realizadas por WhatsApp, mas que pode ser utilizado para qualquer tipo de entrevista. Apesar de parecer trabalhoso para um UX Researcher criar seu próprio sistema, por não ser programador, os benefícios e a flexibilidade atingidos são incríveis e você poderá aplicar os conceitos para a criação do seu repositório.”
Pessoa autora: Thalys Garcia
Gostou do conteúdo?
Veja nossa programação!

© Observe 2020 todos os direitos reservados